Pesquisar este blog

domingo, 6 de novembro de 2011

Os frutos Secos

Estudos realizados durante os anos 90 indicaram que os frutos secos eram bons para o coração, mas a razão era desconhecida. Estudos recentes revelaram mais informações encontraram outros benefícios para a saúde do consumos de frutos secos. No início da década de 1990, um estudo de grande escala, constatou que o consumo de uma porção de frutos secos, mais do que uma vez por semana, parecia proteger contra o enfarte do miocárdio e cerebral, e que quanto maior a frequência deste consumo, mais a proteção contra estas doenças. Outros estudos confirmaram esta descoberta, demonstrando também que os frutos secos apresentam um efeito positivo na saúde cardiovascular dos homens, mulheres, idosos e pessoas com ou sem hipertensão arterial.

Frutos secos ricos em gordura boa
A maioria da gordura dos frutos secos é essencialmente gordura mono insaturada e polinsaturada, e contém uma baixa percentagem de gordura que aumenta o nível de colesterol. A gordura monoinsaturada, e particularmente a polinsaturada, baixa o colesterol LDL (mau colesterol) e os níveis de lípidos no sangue. No entanto, e tendo em conta o perfil lipídico dos frutos secos, a sua capacidade para reduzir o colesterol é maior do que a esperada. Assim, é provável que, sendo o seu consumo habitualmente em baixas quantidades, os seus efeitos se façam sentir para além da redução dos níveis de colesterol.


Principais características dos Frutos Secos
- Pela sua riqueza em hidratos de carbono, constituem uma excelente fonte de energia;
- São excelentes fontes de fibra, muito benéfica na função intestinal;
- Fornecem quantidades apreciáveis de gordura polinsaturada, benéfica em situações de doença cardiovascular, colesterol e triglicéridos aumentados;
- Por serem muito calóricos, não se trata de retirá-los da nossa alimentação, mas pelo contrário, saber utilizá-los com regra e moderação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário