Pesquisar este blog

domingo, 6 de novembro de 2011

A Castanha

Tal como a grande maioria dos seus familiares, os frutos gordos e amiláceos (noz, avelã, amêndoa, amendoim, etc), a castanha é um alimento tipicamente outonal.

O que o torna diferente é, sem dúvida a sua composição nutricional. É menos calórica que os restantes frutos gordos e amiláceos, já que o seu teor em gordura é significativamente inferior, no entanto, apresenta um teor superior em hidratos de carbono.
 O seu nome científico é Castanea Sativa. Embora a variedade mais consumida seja a variedade comum ou europeia, existem três outros tipos específicos de castanhas: castanha da China, a castanha japonesa e castanha americana.

O valor nutricional é muito semelhante em todas as variedades do fruto, diferenciando-se sobretudo, no teor de hidratos de carbono, mais intenso na castanha da China.

As castanhas são um fruto particularmente rico em hidratos de carbono complexos. A quantidade de gordura que apresentam, é em tudo muito semelhante à dos cereais, e consequentemente, muito inferior à dos restantes frutos gordos. Por outro lado, o seu conteúdo em água é de cerca de 50 %.

Todas estas propriedades fazem da castanha um fruto de teor calórico muito inferior aos restantes frutos de outono. Pela sua riqueza em hidratos de carbono, a castanha constitui uma excelente fonte de energia.







Tabela de composição nutricional

Fonte:Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nac. de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006, pág. 100-101.

Curiosidades

Não se conhece a relação entre São Martinho e as castanhas; provavelmente, será apenas uma coincidência de datas. Dia 11 de novembro é a data da morte de S. Martinho e é sensivelmente por esta altura que nos meios rurais se prova o vinho novo, se enchem as pipas e há uma certa alegria no ar propícia a festas. Quanto às castanhas, desde sempre tiveram lugar nas mesas portuguesas.

Na Idade Média, nas regiões mais desfavorecidas, os castanheiros eram até conhecidos por "árvores-do-pão", devido ao papel importante que desempenhavam na alimentação. Em vez de pão comiam castanhas, desempenhndo um papel muito semelhante ao hoje ocupado pelas batatas (ou seja, serviam de acompanhamento à maioria dos pratos).

Cozidas, assadas, ou piladas*, temperadas com erva-doce, recheio de patos e perus e até ingrediente de sobremesas e doces (como bolos, cremes, pudins e gelados), as castanhas aí estão para tornar mais saborosos os dias cinzentos de outono.

Os castanheiros duram centenas de anos. Diz o ditado: “Trezentos anos a crescer, trezentos a manter-se e trezentos a morrer.”




Adivinhas
Tenho camisa e casaco
Sem remendo nem buraco
Estoiro como um foguete
Se alguém no lume me mete
Qual é a coisa qual é ela
Tem três capas de Inverno
A segunda é lustrosa
A terceira é amargosa
Tem casca bem guardada
Ninguém lhe pode mexer
Sozinha ou acompanhada
Em Novembro nos vem ver
 Soluções: A Castanha, fruto do Castanheiro


Provérbios
Quem não sabe manhas, não come castanhas.
Quando o sol aperta, o ouriço arreganha.
O Céu é de quem o ganha e a castanha de quem a apanha.
Mais vale castanheiro, que saco de dinheiro.
De castanha em castanha (roubando) se faz a má manha.
De bom castanheiro, bom madeiro. Cruas, assadas, cozidas ou engroladas, com todas as manhas, bem boas são as castanhas.
Castanha quente só com aguardente, comida com água fria causa «azedia».

Nenhum comentário:

Postar um comentário